sábado, 4 de outubro de 2014

Vettel e a mudança de ciclo


A mudança soou como um bomba em todo o paddock da F1.Era só mais um dia comum em Suzuka quando a Red Bull soltou em seu site um comunicado informando que Sebastian Vettel deixaria a equipe que o criou,anunciando inclusive seu substituto: Kyvat,esse rabudo (mas sobre ele,falamos em outro post).

Antes de tudo acho que devemos tentar entender as razões que fizeram Vettel optar por essa radical mudança.Falando logicamente,não faz muito sentido largar a Red Bull,ainda a equipe mais eficiente do grid,por apenas uma temporada ruim,afinal a Renault deve vim com um motor bem melhor ano que vem,e Vettel já vem se adaptando melhor ao carro neste fim de temporada.

Mas há mais coisas envolvidas ai do que apenas a lógica.Esse namoro entre os dois vem sendo costurado a tempos,a Ferrari sempre sonhou com Vettel,e o alemão nunca negou que gostaria de vestir vermelho um dia.Ai está o X da questão: para Vettel,a Ferrari é um sonho de longa data.Influencia ainda mais a vontade de Vettel de imitar os passos de Schumacher,seu ídolo e mentor no ínicio da carreira.

Vai dar certo? é a grande pergunta que se faz.A Ferrari vem em fase de reestruturação,e essas fases nunca são fáceis.Diria que para a Ferrari ter um carro vencedor de novo ainda vai levar uns 2 anos,no mínimo.Mas Vettel é novo e pode esperar esse tempo para colher os lucros depois.(tem 27 anos,vale lembrar que Senna ganhou seu primeiro título com 29).

E por último,vem a questão do desafio.Vettel é muito questionado,apesar de ter números absolutamente bestiais,graças aos esmagadores carros de Adrian Newey.Seus detratores argumentam,com certa razão,que Vettel nunca foi posto a prova.Essa temporada,inclusive tem reforçado essa teoria,porque Vettel não está conseguindo superar Riccardo.Para Vettel,e a chance de se livrar disso tudo,pois se ele vencer pela Ferrari não haverá mais questionamentos ao seu respeito.

Mas a maior conclusão é a de que quem mais ganha com isso é a Fórmula 1.A categoria há tempos não vivia um choque tão grande de mudanças entre pilotos consagrados (diria que a última foi em 2010 com a volta de Schumacher).A expectativa por 2015 só aumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário